Este 2024 marca o compromisso de adesão de Angola aos Princípios Globais das Nações Unidas para a Integridade da Informação como um dos primeiros do mundo.

A iniciativa global da organização promove a verificação de conteúdo para evitar a propagação de desinformação online e do discurso de ódio.

Pesquisas e questões básicas

As Nações Unidas querem urgência nos esforços e na ação para evitar que pessoas sejam desinformadas, desprotegidas e vulneráveis promovendo a partilha de conteúdo após pesquisas e questões básicas para reduzir os danos causados em vários campos.

Representantes do governo, da mídia e do público angolano participaram na sessão pública que em Luanda reiterou o compromisso em novembro.

Angola acolheu Modelo da ONU que simulou a Cimeira do Futuro reunindo centenas de jovens em Luanda

Para o evento colaboraram o Departamento para a Comunicação Global e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicações de Angola promovendo os Princípios Globais da ONU de Integridade de Informação.

Crescimento da Inteligência Artificial 

O lançamento do documento global em junho destacou pilares como Confiança, Resiliência Social, Incentivos Saudáveis, Empoderamento Público e Meios de Comunicação Independentes Livres e Pluralistas, assim como Transparência e Pesquisa.

Para a ONU, o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial amplia a desinformação que tem afetado áreas como direitos humanos, saúde pública e ação climática.

Recentemente, o embaixador de Angola junto à ONU, Francisco José Cruz, ressaltou o tema em discurso na 4ª. Comissão da Assembleia Gera da ONU.

O diplomata sublinhou haver “uma oportunidade estratégica para que parceiros alinhem suas ações aos direitos e às liberdades que fazem parte no direito internacional” e defendeu iniciativas com amplas alianças para a integridade de informação.

Francisco José Cruz disse que as notícias falsas profanam o ecossistema informativo agravando as atividades de divulgação do Departamento de Comunicação Global da ONU.

O tema foi mencionado em eventos como o Modelo da ONU que simulou a Cimeira do Futuro reunindo centenas de jovens em Luanda.

No âmbito da cooperação com a ONU no campo da informação, Angola também reiterou o apoio ao Programa de Jovens Profissionais para aqueles que aspiram iniciar carreia na organização.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.