A Assembleia Geral da ONU adotou nesta segunda-feira duas resoluções relacionadas ao fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Na sessão especial de emergência, foi analisado inicialmente um texto proposto pela Ucrânia aprovado com 93 votos a favor, 18 contra e 65 abstenções.
Deliberações e votações
Na sequência, um texto dos Estados Unidos, intitulado “Caminho para a Paz”, foi alvo de duas emendas da União Europeia, ambas aprovadas pelo plenário. A Rússia também propôs uma alteração, que foi rejeitada.
O projeto de resolução americano foi aprovado com 93 votos a favor, 8 contra e 73 abstenções.
A resolução apela a “um fim rápido do conflito e uma paz duradoura entre Ucrânia e Rússia”. Já a resolução elaborada pela Ucrânia exige a retirada imediata das forças russas e pede respeito à soberania e à integridade territorial do país.
Mudanças no texto aprovado
Uma das emendas da União Europeia adicionou um parágrafo na resolução dos Estados Unidos que “reafirma compromisso com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, estendendo-se às suas águas territoriais”.
A segunda emenda dos europeus incrementou o texto original, para que se refira a uma “paz justa, duradoura e abrangente entre a Ucrânia e Rússia, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e os princípios da igualdade soberana e da integridade territorial dos Estados”.
A Rússia pediu a palavra para inserir no texto dos Estados Unidos, uma garantia de que “as causas profundas” do conflito fossem abordadas. Mas a tentativa foi repelida pelos países-membros da Assembleia Geral.
Ainda nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança se reúne a portas fechadas para debater a guerra na Ucrânia e potencialmente votar uma resolução sobre paz, proposta pelos Estados Unidos.
A Rússia é um dos países que têm assento permanente no Conselho de Segurança e direito a veto ao lado da China, da França, dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.