Aqui estão cinco coisas que você deve saber:
1) O que significa “isolamento voluntário e contato inicial”?
O foco do Dia Internacional deste ano está nos aproximadamente 200 grupos de povos indígenas que vivem atualmente em isolamento voluntário e contato inicial. Eles vivem separados do resto do mundo, sobrevivendo da coleta e da caça. Estes grupos residem em florestas remotas ricas em recursos naturais na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Índia, Indonésia, Papua Nova Guiné, Peru e Venezuela.
2) Por que um grupo escolheria se auto isolar?
Estes grupos indígenas evitam deliberadamente a sociedade dominante, a fim de preservar a sua própria autonomia, bem como as suas culturas e línguas.
3) Quais são as ameaças aos Povos Indígenas em isolamento voluntário e contato inicial?
Uma das ameaças mais graves do contato externo é a exposição a doenças. Devido ao seu isolamento, esses povos indígenas não possuem defesas imunológicas para combater doenças relativamente comuns. O contacto forçado com o mundo exterior pode ter consequências devastadoras e destruir sociedades inteiras.
Algumas outras ameaças graves provêm da vida quotidiana. A agricultura, a mineração, o turismo e a procura de recursos naturais nos seus territórios resultam na desflorestação das terras dos povos indígenas, perturbando o seu modo de vida e destruindo o ambiente natural que protegeram durante gerações.
4) O que isso significa para nós e para o planeta?
Os povos indígenas em isolamento voluntário e contato inicial são os melhores protetores da floresta. Onde os seus direitos coletivos às terras e territórios são protegidos, as florestas prosperam, juntamente com as suas sociedades. A sua sobrevivência é também essencial para a preservação da diversidade cultural e linguística. No mundo hiper conectado de hoje, a existência de povos indígenas em isolamento voluntário e contato inicial é uma prova da rica e complexa tapeçaria da humanidade.
5) Como você pode ajudar?
Apoiar o autoisolamento ajuda a proteger culturas, línguas e modos de vida únicos. Como consumidores, fazer escolhas sustentáveis pode ajudar a salvar estas comunidades da extinção.
Uma das maiores ameaças aos povos indígenas vem das empresas mineradoras que extraem lítio, cobalto e outros minerais essenciais para tecnologias de energia renovável. O secretário-geral da ONU, António Guterres, criou recentemente o Painel sobre Minerais Críticos de Transição Energética para garantir que a cadeia da indústria extrativa proteja os direitos humanos, especialmente de comunidades tradicionais localizados em áreas de extração.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.