Paris acolhe mais de 150 líderes na Cúpula de Ação de Inteligência Artificial coorganizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Nesta terça-feira, o segmento de chefes de Estado terá uma plenária sobre as principais ações comuns a serem tomadas na questão da inteligência artificial, IA.

Setor emergente e potências globais

No evento, que contará com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, a meta é criar bases para a governança do setor emergente e o papel de lideranças globais na tecnologia em rápido desenvolvimento.

Na abertura, nesta segunda-feira, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, OIT, disse que atualmente a IA vem substituindo ações humanas, principalmente em empregos administrativos ocupados por mulheres de uma desproporcional.

© Unsplash/Steve Johnson

Falando no Grand Palais, na capital francesa, Gilbert Houngbo revelou que a categoria de empregos que serão automatizados e, portanto, perdidos, poderá contribuir para piorar a disparidade de gênero no pagamento entre homens e mulheres.

Com um olhar para o quadro mais amplo, o chefe da OIT crê que a grande preocupação não tem sido tanto em relação ao potencial de perda significativa de empregos apesar dos temores generalizados.

Medidas de proteção para funcionários

Para Houngbo, existem milhões de postos de trabalho que serão perdidos e muitos mais criados graças à IA. Ele ressaltou haver tendências atuais bastante positivas nesse sentido.

O diretor-geral alertou, no entanto, para “um risco de que esses novos empregos sejam menos pagos e, às vezes, com muito menos proteção para os funcionários, tal como aconteceu com muitos trabalhos da chamada “economia gig”. Nesse modelo laboral trabalhadores temporários ou freelancers são contratados para realizar tarefas específicas.

Houngbo falou na sessão temática Aproveitando a IA para o Futuro do Trabalho. 

Na terça-feira, o discurso do secretário-geral da ONU aos líderes deverá focar na concentração de capacidades de IA em empresas e países e o risco de expandir as desigualdades globais e aprofundar as divisões geopolíticas.

Mundo de ricos e pobres em IA 

António Guterres ressaltará a necessidade de evitar um mundo de ricos e pobres em IA e fazer um apelo em favor da cooperação entre os líderes do setor na partilha de conhecimentos 

A ênfase para os líderes governamentais e de tecnologia será para o compromisso em garantir proteções globais. Guterres deverá ainda se encontrar com representantes internacionais, incluindo o líder francês.

Na Semana de Ação sobre a IA, a capital francesa receberá ainda vários eventos paralelos sobre o tema. 

Na terça-feira, o Dia de Negócios terá sessões sobre IA e democracia. As discussões incluirão o impacto ambiental da tecnologia, a manipulação de informações e segurança cibernética e exibições de arte no local do evento.  

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.