O Quebra-Nozes, famoso balé do compositor russo Piotr Tchaikovsky, é um elemento central nas festas de fim de ano no Estados Unidos.
Por trás desse sucesso, reside uma forte conexão do compositor com o país e, em particular, com a cidade de Nova Iorque.
Festival em Nova Iorque
Em novembro, Denis von Meck, descendente de Tchaikovsky, foi à sede da ONU para falar sobre esse relacionamento, que foi importante inclusive para garantir o sucesso da icônica casa de shows Carnegie Hall.
Von Meck explicou que final do Século 19, Nova Iorque carecia de locais de boa qualidade para apresentações musicais. Então, um grupo de amantes da música interessados em ver uma nova sala de concertos na cidade recorreram a Andrew Carnegie, um conhecido patrono das artes na época.
O empresário estava mais interessado em literatura e construção de bibliotecas, mas sua esposa era uma amante da música. Por meio dela, eles conseguiram apoio para financiar o que se tornaria o Carnegie Hall.
No entanto, o local ficava longe do centro da cidade e as estradas eram ruins. Havia temores de que poucas pessoas quisessem fazer a viagem, então foi decidido convidar Tchaikovsky, o músico mais famoso do mundo na época, para participar de um festival de cinco dias, no qual ele regeria a orquestra.
Primeiro concerto
O descendente do compositor explicou que Tchaikovsky compôs seu primeiro concerto para piano em 1875. A obra foi dedicada a Nikolai Rubinstein, seu diretor no Conservatório de Moscou e um pianista excepcional.
No entanto, Rubinstein exigiu mudanças que Tchaikovsky se recusou a fazer. Em contrapartida, o pianista se recusou a executar a peça.
Tchaikovsky recorreu a vários músicos, oferecendo o concerto, incluindo Hans von Bülow, o maestro e pianista alemão, que concordou. A primeira apresentação ocorreu em Boston, e a segunda em Nova Iorque.
Sucesso nos Estados Unidos
De acordo com Von Meck, essa é uma das razões pelas quais Tchaikovsky se tornou tão famoso nos Estados Unidos.
Ele afirmou que as obras do músico russo circularam amplamente, fazendo com que ele se tornasse extremamente popular no país, “muito mais do que na Europa e, talvez, até mais do que na Rússia”.
Denis von Meck revelou ainda que no artigo da Wikipedia sobre Tchaikovsky em inglês, há um arquivo de áudio de 1890 que contém uma gravação genuína da voz do músico, feita no final de sua vida.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.