As Nações Unidas assinalam pela 10ª vez o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Este 11 de fevereiro marca ainda o 30º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim sobre a promoção da igualdade de gênero e empoderamento do grupo.
Em mensagem, o secretário-geral destaca a importância da participação feminina na ciência e tecnologia que foi reconhecida pela primeira vez há uma década da celebração.
Comunidade científica global
António Guterres admite avanços, mas ressalta que mulheres perfazem um terço da comunidade científica global e persistem barreiras significativas, em particular em áreas como fundos, publicação e liderança nos âmbitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Para o chefe da ONU, a falta de representação feminina, especialmente em campos como Inteligência Artificial, contribui para tecnologias tendenciosas e perpetua a desigualdade.
ONU defende mais oportunidades, incluindo bolsas de estudo, estágios e mentorias para meninas e mulheres
Entre as propostas feitas por Guterres para abordar esses desafios, ele ressalta mais oportunidades, incluindo bolsas de estudo, estágios e mentorias, bem como a criação de locais de trabalho inclusivos.
Para o secretário-geral é essencial promover desde cedo o envolvimento das meninas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática e desafiar os estereótipos de gênero.
Barreiras à participação plena e igual
Com o recém-adotado Pacto para o Futuro, pelos Estados-membros, Guterres destaca as medidas para demolir as barreiras à participação plena e igual da ciência.
Para a ONU, o 10º ano da comemoração é um “momento para esforços contínuos para abrir caminhos para mulheres e meninas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática”. O destaque vai para inclusão do grupo no enfrentamento de desafios globais como mudanças climáticas e saúde pública.
A data foi proclamada pela Assembleia Geral para unir a comunidade internacional sobre a necessidade de igualdade de gênero na ciência para atingir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos das metas globais.
Como parte da celebração, este ano a sede da ONU reúne representantes internacionais em evento coorganizado por Malta e a Fundação Academia Real de Ciências.
Em Paris, um evento global realça contribuições notáveis das mulheres na ciência e enfatiza o avanço da conscientização sobre ciência e igualdade de gênero para enfrentar os principais desafios do mundo.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.