Assinala-se, neste 17 de fevereiro, o Dia Mundial da Resiliência do Turismo em meio a previsões de uma aceleração no setor, em 2025, estimulada pela forte demanda. Entre os fatores que mais devem influenciar esse desempenho está o avanço socioeconômico de destinos turísticos já estabelecidos e emergentes.

Em 2024, a Organização Mundial do Turismo, OMT, confirmou que visitantes internacionais fizeram 1,4 bilhão de viagens. O setor recuperou 99% em relação aos níveis pré-pandêmicos com mais 140 milhões de chegadas em relação a 2023.

Prioridades do desenvolvimento turístico

A Assembleia Geral programou a celebração anual há dois anos para destacar a necessidade de promover o desenvolvimento resiliente para melhor lidar com choques, considerando a vulnerabilidade do turismo a emergências.

A data faz um apelo à ação para que os países criem estratégias nacionais de reabilitação após interrupções, inclusive através da cooperação público-privada e da diversificação de atividades e produtos.

A OMT ressalta a responsabilidade para acelerar a transformação do setor, colocando as pessoas e o planeta como prioridades do desenvolvimento turístico.

Além de gerar renda, o turismo promove a entrada de divisas, arrecada impostos e cria empregos em países em desenvolvimento, menos desenvolvidos ou pequenos Estados insulares em desenvolvimento, incluindo da África e de renda média.

A subida do nível do mar está a ameaçar a indústria do turismo em locais como Santa Lúcia, no Caribe

Consumo e produção mais sustentáveis

Como uma atividade que conecta pessoas com a natureza, o turismo sustentável é apontado pela capacidade única de estimular a responsabilidade ambiental e a conservação.

Setores como o ecoturismo geram valor para o desenvolvimento sustentável e realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao promoverem o crescimento, aliviarem a pobreza e criarem postos de emprego e trabalho decente.

A ONU defende ainda o papel do turismo sustentável na aceleração da mudança para padrões de consumo e produção mais sustentáveis ​​e promoção do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

O turismo é valorizado como um setor que traz ganhos à cultura local, à qualidade de vida e o empoderamento econômico de mulheres e jovens, povos indígenas e comunidades locais.

Promoção do desenvolvimento rural

Os benefícios aos países incluem a promoção do desenvolvimento rural e melhora condições de vida para populações do campo, incluindo agricultores de pequena escala e familiares.

O Dia Mundial da Resiliência do Turismo enfatiza o papel da atividade priorizando a resiliente no enfrentamento e superação de vários desafios globais.

A celebração destaca ainda a importância de preparar o setor de turismo para responder a crises de forma eficaz, refletindo a vulnerabilidade do setor a emergências como desastres ambientais, flutuações econômicas e crises de saúde.

A 5ª. edição do concurso Melhores Vilas Turísticas do Mundo, da Organização Mundial do Turismo, tem inscrições abertas até 19 de maio. Acompanhe: 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.