Este 15 de julho, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens. A data celebra a importância estratégica de equipar os jovens com habilidades para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo.

O tema deste ano, “Habilidades dos Jovens para a Paz e o Desenvolvimento”, ressalta o papel crucial que os jovens desempenham na construção da paz e na resolução de conflitos.

Unicef-Tajikistão/D. Sadulloev

Parceria global envolveu, diretamente, cerca de 600 mil jovens no desenvolvimento e na implementação de atividades

Desafios globais afetam jovens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta que o mundo enfrenta uma infinidade de desafios atualmente, muitos dos quais afetam os jovens.

Ele adiciona que os conflitos interrompem a educação e a estabilidade. Além disso, um ambiente online polarizado promove a negatividade e a persistente desigualdade econômica limita as oportunidades.

Para Guterres, esses problemas ameaçam não apenas o futuro individual, mas também a estabilidade geral das sociedades. O chefe da ONU acrescenta que é fundamental equipar os jovens com as habilidades necessárias para fomentar uma cultura de paz, formar cidadãos globais responsáveis e promover o desenvolvimento sustentável.

No Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, ele pede união para reconhecer o potencial dos jovens como agentes da paz e o compromisso de fornecer a eles as habilidades e oportunidades para enfrentar os desafios e contribuir para um futuro pacífico, próspero e sustentável.

Dados

Dados citados pela ONU afirmam que recentes estimativas sugerem que 600 milhões de empregos teriam que ser criados nos próximos 15 anos para atender às necessidades de emprego dos jovens.

Em 2021, aproximadamente 75 milhões de jovens estavam desempregados, 408 milhões estavam empregados e 732 milhões estavam fora da força de trabalho em todo o mundo.

A parcela de jovens sem emprego, educação ou treinamento em 2020, o último ano para o qual há uma estimativa global disponível, subiu para 23,3%, um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior e um nível não visto há pelo menos 15 anos.

Segundo a ONU, a população jovem crescerá em mais de 78 milhões entre 2021 e 2030. Os países de baixa renda serão responsáveis por quase metade desse aumento. Assim, as Nações Unidas destacam que os sistemas de educação e treinamento precisam responder a esse desafio.

Aprendizados de boa qualidade, estágios bem planejados e iniciativas de voluntariado podem oferecer pontos de entrada no mercado de trabalho para quem está procurando emprego pela primeira vez e para jovens graduados.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.