Em 2024, a cobertura jornalística da ONU News despertou o interesse da maior parte do público com matérias sobre debates na Corte Internacional de Justiça, CIJ, e no Conselho de Segurança, eventos climáticos extremos, tendências sobre a população mundial, evolução da Covid-19 e ações de combate à fome.
Esses foram os temas que mais interessaram aos leitores, ouvintes e espectadores da agência oficial de notícias das Nações Unidas em português. Pela ordem de acessos, preparamos uma lista com as 10 matérias de maior interesse.
Casos emblemáticos na Corte Internacional de Justiça
No topo da lista, está um material explicativo sobre a Corte Internacional de Justiça, ressaltando suas funções, competências e importância. Ao longo do ano, a CIJ abrigou debates e emitiu opiniões relevantes sobre crises atuais.
No começo de 2024, o órgão definiu medidas provisórias a serem cumpridas por Israel no caso movido pela África do Sul sobre aplicação da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio na Faixa de Gaza
Em julho, a Corte declarou a ilegalidade da ocupação israelense nos territórios palestinos. A decisão foi reforçada por uma resolução da Assembleia Geral aprovada em setembro.
Em dezembro, o órgão realizou audiências históricas sobre as obrigações dos Estados em relação às mudanças climáticas, com a participação de 96 países.
Eventos climáticos extremos no Brasil
A segunda matéria mais acessada em 2024 tratou dos eventos climáticos extremos que atingiram o Brasil em 2023. Segundo dados da Organização Meteorológica Mundial, OMM, foram cinco ondas de calor, três chuvas intensas, uma onda de frio, uma inundação, uma seca e um ciclone extratropical.
Nove destes eventos foram considerados incomuns e dois sem precedentes
As chuvas e inundações que arrasaram o Sul do Brasil em abril de 2024 também foram um dos temas mais acessados. A cobertura da ONU News relatou como a tragédia se relaciona com o fenômeno climático El Niño e com as mudanças climáticas.
Além disso, nove reportagens exclusivas destacaram o trabalho de equipes da ONU e parceiros no resgate e apoio às vítimas, no estabelecimento de abrigos para deslocados e na recuperação do patrimônio cultural.
50 anos da “Revolução dos Cravos”
A ONU News também realizou diversos projetos especiais ao longo do ano, explorando novos formatos e plataformas, para ampliar ainda mais a entrega de conteúdo de qualidade.
Para marcar os 50 anos da “Revolução dos Cravos”, a ONU News organizou um debate especial com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e dos representantes permanentes na ONU de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
O evento foi moderado pelos jornalistas Felippe Coaglio e Marta Moreira com o apoio de toda a equipe da ONU News em Nova Iorque e nos países lusófonos.
A Revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal teve uma convergência significativa com a luta pela liberdade de povos colonizados na África e com os esforços da ONU pela descolonização.
25 anos do referendo em Timor-Leste
A ONU News também marcou presença na celebração de 25 anos do referendo organizado pelas Nações Unidas que conduziu à restauração da independência de Timor-Leste.
O enviado especial ao país cobriu a agenda de três dias do secretário-geral da ONU, que visitou a capital Díli para as celebrações, além de realizar entrevistas com o presidente, José Ramos Horta, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
A cobertura incluiu ainda entrevistas com autoridades locais, ativistas e ex-funcionários da ONU, bem como visitas a projetos que resultaram em diversas reportagens sobre segurança alimentar, adaptação climática, manutenção da paz e o legado da ONU no país.
Eventos e entrevistas
A cobertura de eventos importantes como a 6ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Unea 6, e a 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Unga 79, foi complementada por blogs atualizados em tempo real, com conteúdo exclusivo.
Já o Podcast ONU News foi palco de novas a instigantes entrevistas, com convidados especiais.
A lista inclui a chef de cozinha Bela Gil, o ex-jogador de futebol Zico, a escritora Djamila Ribeiro e o líder indígena Davi Kopenawa, dentre outros.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.