As Nações Unidas emitiram um comunicado expressando “profunda preocupação” com a situação na Cisjordânia após operações militares de Israel em Jenin.

Thameen Al-Kheetan, do Escritório da ONU para Direitos Humanos disse que os militares israelenses usaram “força letal desproporcionalmente” causando a morte de 12 civis palestinos e ferindo pelo menos 40 pessoas, nessa semana.

Investigação independente e prestação de contas

Dentre os feridos estão um médico e duas enfermeiras, segundo a organização Crescente Vermelho Palestino.

O comunicado inclui vários bombardeios e até disparos com arma de fogo contra residentes desarmados que tentavam fugir do tiroteio.

Para a ONU, os incidentes violam a lei internacional de direitos humanos quando Israel tem a obrigação de proteger a população no território palestino.

O Escritório de Direitos Humanos da ONU pediu uma investigação independente de todos os assassinatos. Eles afirmam que Israel estaria arriscando o encorajamento de recorrências desses crimes ao falhar na prestação de contas de suas forças militares.

Conselho de Segurança e cessar-fogo

As Nações Unidas pediram o fim imediato da violência na região e aos países, com influência, que façam de tudo para garantir a paz no Oriente Médio.

A diretora do Centro de Informação da ONU em Genebra, onde fica a sede do Escritório de Direitos Humanos, Alessandra Vellucci, lembrou que o Conselho de Segurança emitiu uma declaração, em 20 de janeiro, afirmando que a situação na Cisjordânia segue piorando.

A área é administrada pela Autoridade Palestina enquanto Gaza é controlada pelo Hamas.

Para a ONU, os incidentes podem acabar repercutindo sobre o cessar-fogo em Gaza. E, além disso, os assentamentos de colonos israelenses na Cisjordânia são ilegais e devem ser eliminados.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.