O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a escalada da violência entre Iêmen e Israel após bombardeios israelenses que teriam matado pelo menos três pessoas.

Em nota, Guterres disse que a lei internacional deve ser respeitada a todo o tempo.

Riscos graves a operações humanitárias

Um membro da tripulação humanitária da ONU ficou ferido no bombardeio que atingiu portos no Mar Vermelho, estações de eletricidade e o Aeroporto Internacional de Sanaa, capital do Iêmen.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, estava no aeroporto liderando uma delegação de alto nível no momento da ofensiva. Numa rede social, Tedros relatou o que presenciou.

Os ataques ocorrem durante um ano de escalada de ações pelos rebeldes houthis no Mar Vermelho e na região. A violência dos houthis também ameaça civis, a estabilidade regional e a liberdade de navegação marítima. Várias embarcações foram atacadas ou afundadas durante 2024.

António Guterres afirmou que os bombardeios de Israel nos portos do Mar Vermelho e no aeroporto de Sanaa representam riscos graves às operações humanitárias.

ONU pede libertação de todos os presos arbitrariamente

O chefe da ONU permanece “profundamente preocupado” com a situação e pede contenção e o fim de todas as ações militares. 

Guterres enfatizou que a lei internacional e a lei humanitária internacional têm de ser respeitadas e aplicadas todo o tempo. Ele voltou a pedir o respeito a instalações de infraestrutura civil.

Guterres encerrou a nota pedindo a libertação imediata e incondicional de todo o pessoal da ONU e outros funcionários de organizações presos arbitrariamente pelos houthis.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.