As Nações Unidas saudaram o anúncio de cessar-fogo entre Israel e Líbano, após meses de intensos combates entre tropas israelenses e militantes do movimento islâmico Hezbollah.
Em nota, divulgada pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou esperança de que o acordo possa acabar com a violência, a destruição e o sofrimento das pessoas em ambos os países.
Passos imediatos para implementar resolução 1701
Guterres pediu a todas as partes do conflito que respeitem inteiramente e implementem, rapidamente, todos os compromissos feitos no acordo.
Segundo agências de notícias, a informação sobre o anúncio de cessar-fogo foi divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A medida deve entrar em vigor às 4h da manhã, horário de Beirute.
Na nota, o chefe da ONU apelou para passos imediatos que executem a resolução 1701, do Conselho de Segurança, sobre o tema.
A coordenadora especial da ONU para o Líbano e para o Força Interina da organização no país, Unifil, estão prontas para apoiar a implementação do acordo.
Violência causou milhares de mortos
Jeanine Hennis-Plasschaert disse que esse é um momento crucial para restabelecer a segurança dos civis em ambos os lados da chamada Linha Azul, entre Líbano e Israel.
A resolução do Conselho de Segurança, adotada após o conflito entre Israel e o Hezbollah em 2006, pede o fim da violência e o respeito à Linha Azul que separa as forças armadas das duas nações.
O anúncio de cessar-fogo ocorre mais de um ano após o aumento das tensões ao longo da Linha Azul.
Civis em ambos os lados têm arcado com o preço da violência que matou milhares e gerou dezenas de milhares de deslocados pelos combates.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.