O líder das Nações Unidas, António Guterres, saudou as discussões e relatos de compromissos alcançados com Estados Unidos, Rússia e Ucrânia sobre circulação no Mar Negro.

Segundo agências de notícias, o acordo de paz naval foi selado na Arábia Saudita após três dias de conversações separadas.

Mercados globais e segurança alimentar

Para o líder da ONU, alcançar o entendimento para assegurar a proteção da infraestrutura dos portos e dos civis será um passo crucial para a segurança alimentar e para as redes de abastecimento.

Guterres acredita que isso também reflete a importância de rotas comerciais tanto da Ucrânia como da Rússia para os mercados globais.

O secretário-geral lembrou que a ONU tem trabalhado, de forma consistente, especialmente após cartas que ele enviou aos presidentes da Ucrânia, da Rússia e da Turquia, em 7 de fevereiro.

Na comunicação, a organização apresentava uma proposta para navegação segura e livre pelo Mar Negro.

Esforços na direção da paz

Guterres disse que a ONU continuará engajada na continuidade da implementação do Memorando de Entendimento com a Rússia sobre facilitar o acesso de alimentos e fertilizantes russos aos mercados internacionais para responder à segurança alimentar.

O líder das Nações Unidas disse que está à disposição para apoiar todos os esforços na direção da paz.

Ele reiterou sua esperança para uma paz duradoura e abrangente na Ucrânia, com base na Carta da ONU, resoluções da organização e na integridade territorial do país.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.