O líder das Nações Unidas, António Guterres, divulgou uma nota neste domingo para marcar os três anos da Guerra na Ucrânia.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia atacou o país iniciando o conflito que já matou quase 13 mil pessoas e deixou cerca de 30 mil feridas.

Violação da Carta das Nações Unidas

Para o secretário-geral da ONU, a invasão da Ucrânia é uma violação clara da Carta das Nações Unidas e do direito internacional. Guterres reafirmou, no que chamou de uma ocasião trágica, a necessidade urgente para uma paz que seja justa, sustentável e abrangente.

Segundo ele, a paz deve defender plenamente a soberania da Ucrânia, sua independência e integridade territorial dentro as fronteiras reconhecidas internacionalmente, com base na Carta da ONU e na lei internacional, além das resoluções da Assembleia Geral sobre o tema.

É hora de dar um basta 

António Guterres afirma que 80 anos após o fim de Segunda Guerra Mundial, a guerra na Ucrânia figura como uma grave ameaça não só à paz e à segurança na Europa como também aos fundamentos e princípios centrais das Nações Unidas.

Para ele, é hora de dar um basta. Após três anos de morte e destruições, chegou o momento de realizar uma desescalada e de introduzir um fim imediato da violência.

O secretário-geral encerrou a nota elogiando todos os esforços no sentido de alcançar uma paz justa e inclusiva.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.