O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou o presidente da Somália e o primeiro-ministro da Etiópia pelo anúncio da Declaração de Ancara.

O acordo, facilitado pela Turquia, prevê que as duas nações africanas atuem para resolver suas diferenças em um espírito de amizade e respeito mútuo.

Os líderes somali, Hassan Sheikh Mohamud, e etíope, Abiy Ahmed, concordaram em encerrar uma disputa envolvendo um porto que seria construído pela Etiópia na área da Somalilândia, que reivindica autonomia.

Respeito à soberania

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mediou o entendimento que considera um “acordo histórico”. Em coletiva de imprensa, em Ancara, os três representantes disseram concordar em respeitar a soberania um do outro.

Guterres disse esperar “um rápido início das negociações técnicas e um resultado positivo para o processo”.

O chefe das Nações Unidas agradeceu a Erdogan pela iniciativa de reunir os líderes etíope e somali e pelo seu apoio à implementação do acordo.

Conversas técnicas

A disputa começou no início do ano, após o chefe do governo etíope ter assinado um acordo com a Somalilândia para o arrendamento de uma área de 20 km do litoral por 50 anos para estabelecer uma base naval.

De acordo com a declaração conjunta de Ancara, os dois países vizinhos devem se reunir em fevereiro para realizar “conversas técnicas”.

O pronunciamento do secretário-geral reafirma a prontidão das Nações Unidas em apoiar “este importante processo conforme necessário”.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.