Do Afeganistão a Mianmar, do Sudão à Ucrânia, Síria, Territórios Palestinos a outras partes do mundo, 100 milhões de pessoas vivem sob risco de serem feridas pela explosão de minas antipessoais.
O alerta é do secretário-geral da ONU, António Guterres, neste Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação Contra Minas.
Futuros seguros e desminagem
Ele lembra que mesmo após conflitos e guerras, os explosivos permanecem no terreno ameaçando civis inocentes assim como dispositivos improvisados. Uma situação que ameaça comunidades inteiras.
Em 2025, o Dia Internacional será celebrado sob o tema: “Futuros Seguros Começam Aqui”.
Guterres lembra que todos os anos, o pessoal da ação de desminagem das Nações Unidas atua com parcerias para identificar e remover essas armas, levando educação e avaliações de ameaças além de assegurar que as pessoas possam viver, trabalhar e viajar sem perigos e riscos.
Menores correspondem a pelo menos um quinto das 1.052 vítimas civis verificadas em incidentes com minas terrestres e munições explosivasem Mianmar
Uma pessoa morta ou ferida por minas a cada hora
Em média, uma pessoa é morta ou ferida por esses explosivos ou dispositivos a cada hora e muitas vítimas são crianças. O uso dessas armas está se expandindo, segundo a ONU, o que aterroriza civis, agentes humanitários e o próprio pessoal da ONU que trabalha em ações de desminagem.
O secretário-geral afirma que o Dia Internacional lembra do papel crítico que a ação contra minas tem para comunidades destroçadas, para a consolidação da paz e o apoio a sobreviventes.
Ele encerrou a mensagem pedindo a todos os países que ainda não ratificaram a Convenção de Proibição de Minas Antipessoais que o façam e implementem o documento inteiramente.
António Guterres também incentiva a ratificação e aplicação da Convenção sobre Munições de Fragmentação e da Convenção sobre Certas Armas Convencionais.
Ele encoraja a todos os países a seguir os compromissos globais do Pacto para o Futuro, adotado pela Assembleia Geral, de se abster do uso de armas explosivas em áreas residenciais e a apoiar todos as ações que acabem com a ameaça de explosivos.
A Dia Internacional para Conscientização e Assistência em Ação contra Minas, marcado em todo 4 de abril, foi adotado pela Assembleia geral em dezembro de 2005
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.