Autoridades, agências das Nações Unidas e parceiros relatam pelo menos 37 mortes resultantes da passagem do ciclone Chido pelo Canal de Moçambique. O levantamento preliminar continua em andamento.
Os distritos moçambicanos de Pemba, Mecúfi, Metuge, Chiúre e Ancuabe, no extremo norte são alguns dos mais afetados com destaque para o sector econômico.
Indústrias de micro e pequena dimensão
O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres em Cabo Delgado indica que o foco está nas indústrias de micro e pequena dimensão.
O chefe da repartição de planificação, monitoria e Avaliação no Ingd, em Cabo Delgado, Jerry Nanelo, cita as áreas afetadas.
“Cerca de 4.510 estabelecimentos comerciais no sector de retalho, barraca, lojas, cantinas rurais entre outros, nos distritos de Mecufi, Chiure, Metuge, Pemba, Montepuez e Ancuabe; 84 indústrias de micro e pequena dimensão, moageiras, carpintarias, padarias, salinas destruídas. Destruídos em Mecufi a rede de comércio em 1.730 estabelecimentos comerciais e 22 micros e pequena indústria foram destruídos totalmente na sua maioria.”
A avaliação da OIM famílias precisam urgentemente de abrigo e assistência a produtos não alimentares em Pemba e Chiúre. O Ingd indica que os dados preliminares sobre danos tendem aumentar.
Abrigo imediato e assistência familiar
“Afetou cerca de 127.964 pessoas, temos registo de 25.603 famílias, 474 feridos, 37 óbitos registados até então registados confirmados pelos serviços de saúde, 6.323 casas destruídas parcialmente, 8296 totalmente destruídas.”
A OIM cita no relatório preliminar que nos afetados foram identificados indivíduos particularmente vulneráveis que necessitam de abrigo imediato e de serviços de assistência familiar. A lista das prioridades críticas inclui alimentos, água, saneamento e serviços de saúde.A OIM despachou equipes médicas móveis através de clínicas e brigadas para prestar serviços essenciais de saúde às populações afectadas pelo ciclone.
Saúde primária e prevenção de infecções
A agência disponibilizou tendas para prestação de serviços de emergência e medicamentos essenciais para a saúde primária e prevenção de infecções e para controlar materiais nas áreas afetadas.
Em Nampula, os distritos de Memba e Eráti serão os mais severamente impactados. Atualmente mais de 25 mil famílias estão sem energia devido a danos nas infraestruturas.
A distribuição de kits familiares, de 4 mil garrafas de purificadores de água é outra atividade que a OIM coordena com o grupo interagências atuando na área de água, saneamento e higiene em Cabo Delgado.
* Ouri Pota é o correspondente da ONU News em Maputo.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.