Este 4 de janeiro é o Dia Mundial do Braille. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, as pessoas com deficiência visual são mais propensas a viver na pobreza e em desvantagem.
Em todo o globo, existem 1 bilhão de pessoas com impedimento visual para perto ou longe, uma vez que problemas na visão são bastante comuns. A agência da ONU lembra que essas deficiências poderiam ser evitadas ou pelo menos tratadas adequadamente.
Saúde precária e desigualdade
Quando uma questão visual é negligenciada, existem consequências amplas e variadas. Sem enxergar, a pessoa passa a enfrentar barreiras à educação e ao emprego. Além disso, a perda visual representa uma vida com saúde precária e uma existência de desigualdade.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, adotada pela ONU em 2006, melhorou os direitos e o bem-estar de quem vive com o problema. Essa mesma Convenção considera o braille essencial à educação e à liberdade de expressão e opinião.
O acesso à informação das pessoas com deficiência também facilita a inclusão social.
Direitos respeitados
O Dia Mundial do Braille foi declarado pela Assembleia Geral em novembro de 2018.
O objetivo é aumentar a conscientização da importância do sistema como meio de comunicação para que todas as pessoas que não enxergam ou com alguma dificuldade para enxergar tenham seus direitos humanos respeitados.
O braille é um sistema de escrita e leitura tátil.
Os símbolos alfabéticos e numéricos usam seis pontos para representar cada letra e número. O sistema também tem símbolos científicos, matemáticos e musicais.
São seis pontos em relevo dispostos na vertical que levam a dezenas de combinações.
O braile foi inventado no século 19 pelo francês Louis Braille, que ficou cego na infância e criou o próprio sistema ainda na adolescência.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.