Os jovens da América Latina e do Caribe enfrentam taxas de desemprego três vezes maiores que as dos adultos, e a informalidade afeta 60% dos que trabalham.
Os dados foram divulgados em um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, OIT, que analisa tendências da inserção da juventude no mercado laboral.
Maior impacto nas mulheres
Apesar da recuperação progressiva do emprego após a crise causada pela pandemia de Covid-19, ainda persistem desigualdades significativas que afetam a juventude.
Cinco em cada sete jovens que não estudam nem trabalham de forma remunerada são mulheres.
Para elas, as responsabilidades de afazeres domésticos e outras formas de cuidado não remunerado dificultam a obtenção de empregos decentes.
Novas formas de emprego
O relatório também destaca a crescente lacuna entre as habilidades adquiridas no sistema educacional e as demandas do mercado de trabalho.
Apesar de valorizarem a educação como meio de melhorar sua empregabilidade, muitos jovens enfrentam dificuldades para acessar empregos condizentes com sua formação.
Essa situação é agravada pela expansão de novas formas de emprego, como o trabalho em plataformas digitais, que, embora ofereçam flexibilidade, muitas vezes são marcadas pela precariedade.
Os jovens também expressam uma crescente desconfiança nos sistemas de seguridade social e nos planos de pensão, o que os leva a buscar alternativas de poupança independentes.
Risco para o desenvolvimento regional
A diretora regional da OIT, Ana Virginia Moreira Gomes, afirma que as lacunas no acesso ao emprego para jovens “têm um impacto direto no desenvolvimento da região”.
Para enfrentar esses desafios, a agência recomenda fortalecer os sistemas de formação profissional, promover políticas ativas de emprego para jovens e reforçar a proteção social.
A OIT também destaca a necessidade de expandir os sistemas nacionais de assistência para reduzir as barreiras vivenciadas pelas mulheres jovens no acesso ao mercado de trabalho.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.