A Organização Mundial da Saúde, OMS, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase ou Lepra neste último domingo do mês de janeiro.
O Dia é uma oportunidade para chamar a atenção para a doença e promover o fim dos estigmas e discriminações contra as pessoas que vivem com a enfermidade.
Diagnóstico precoce e preconceitos
Este ano, o tema é Una-se, Aja e Elimine. Para isso, a agência da ONU propõe um compromisso global com governos, agentes de saúde, sociedade civil, comunidades e indivíduos.
Os organizadores também pedem uma ação imediata com medidas de proteção, informação pública, diagnósticos precoces, prevenção, tratamento e autonomia para pessoas que são afetadas pela lepra. Todos os passos são essenciais para interromper a transmissão da doença.
A eliminação é o objetivo claro de acabar com a hanseníase com parcerias que invistam em diagnósticos, tratamentos e disseminação pública.
Sudeste da Ásia lidera prevalência
A lepra é uma infecção crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que é transmitida por contatos com o nariz e boca e contato frequente com casos não tratados. A doença afeta a pele e nervos periféricos, a mucosa, vias respiratórias e os olhos. Se não for cuidada pode evoluir com deficiências permanentes.
A hanseníase tem cura com medicamentos. A maioria dos casos vem do sudeste da Ásia.
Brasil, Índia e Indonésia com 10 mil casos por ano
Conhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas, ela está presente em 120 países como 200 novos mil casos notificados todos os anos.
A redução tem sido gradual. Em 2023, Brasil, Índia e Indonésia continuaram a reportar mais de 10 mil novos casos.
As outras 12 nações mais afetadas são: Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Madagascar, Moçambique, Mianmar, Nepal, Nigéria, Filipinas, Somália, Sri Lanka e Tanzânia.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.