O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, está incentivando todos os governos a investirem mais em saúde mental. Para Tedros Ghebreyesus, apesar de um aumento na demanda, muitas pessoas seguem sem assistência.
Durante o lançamento de um guia com novas diretrizes, na quarta-feira, a agência da ONU alertou para a falta de financiamento dos serviços de saúde mental que afeta a qualidade e o acesso a tratamento.
Modelos anacrônicos
Segundo a OMS, em alguns países até 90% das pessoas com condições mentais severas, não recebem nenhuma assistência.
Em outros casos, alguns serviços já existentes contam com modelos anacrônicos que não seguem padrões internacionais de direitos humanos.
O novo guia oferece um quadro claro para transformar a oferta de cuidados para saúde mental que assegurem tratamento de qualidade e para todos.
As mulheres e os jovens são os mais afetados pelos problemas de saúde mental.
O objetivo das novas diretrizes é oferecer aos governos os meios de promoção e proteção de uma saúde mental de acesso universal.
O guia estabelece ações concretas para ajudar os países a preencher as lacunas em saúde mental com foco no respeito pelos direitos humanos, na promoção de cuidados holísticos com ênfase no estilo de vida, saúde física, psicológica e intervenções socioeconômicas.
Estratégias de prevenção e bem-estar
A OMS também aborda no documento, fatores sociais e econômicos que afetam a saúde mental das pessoas incluindo emprego, moradia e educação. A agência recomenda estratégias de prevenção e bem-estar para a toda a população.
A OMS defende que pessoas que vivem com alguma condição mental possam participar na formulação de políticas de saúde e serviços que responsam as suas necessidades.
O guia estabelece cinco áreas de políticas que precisam de reforma urgente: liderança e governança, organização de serviço, desenvolvimento da força de trabalho, intervenções centradas nas pessoas e resposta a determinantes sociais e estruturais de saúde mental.
O documento foi redigido em consultas com especialistas de todo o mundo, legisladores e indivíduos que vivem com alguma condição de saúde mental.
Guia em inglês: guidance
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.