A melhor forma de honrar vítimas e sobreviventes de genocídio é intensificando ações que previnam esse crime atroz.
A declaração é do secretário-geral da ONU, António Guterres, para marcar o Dia Internacional de Homenagem e Dignidade às Vítimas do Genocídio e de Prevenção do Crime.
Promessa a vítimas e sobreviventes
Neste 9 de dezembro, a ONU celebra os 76 anos da Convenção sobre Prevenção e Punição do Crime de Genocídio. O documento foi adotado após os horrores do Holocausto que matou mais de 6 milhões de judeus, povos Roma e Sinti, dissidentes e outros grupos durante a Segunda Guerra Mundial.
A Convenção é uma promessa feita às vítimas e aos sobreviventes de que essas atrocidades jamais se repetirão.
Para António Guterres, o espectro sombrio do genocídio ainda é uma ameaça num mundo marcado por divisões, desconfianças e violência.
Ele apelou aos países que ainda não o fizeram, que ratifiquem a Convenção e implementem inteiramente o documento levando os autores dessas atrocidades à justiça.
Discursos de ódio, desinformação e sinais de alerta
Guterres lembrou a necessidade de se fortalecer formas de prevenção incluindo educação e o combate à desinformação e às notícias falsas que alimentam o discurso de ódio, ações e intentos genocidas.
O secretário-geral disse ainda que é preciso respeitar e implementar as decisões da Corte Internacional de Justiça sobre a aplicação da Convenção. Para o chefe da ONU, é preciso fazer todo o possível para identificar os sinais precoces e soar o alarme tentando assim prevenir o crime do genocídio.
Ruanda e Srebrenica
O Dia Internacional foi criado com uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2015.
Este ano, os eventos estão sendo organizados como parte das cerimônias que marcaram os 30 anos desde o genocídio contra os tutsis em Ruanda, ocorrido em 1994, e do calendário de eventos que culminarão em julho de 2025, quando a Bósnia Herzegovina deverá marcar os 30 anos desde o genocídio de Srebrenica.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.