As províncias do norte de Moçambique, nomeadamente Cabo Delgado, Nampula e Niassa, são consideradas as mais afetadas pelo ciclone Chido, que atingiu o país no último domingo. Na lista de menor escala, estão as províncias Tete e Manica.

Dados citados pelo Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, indicam que a resposta nas zonas mais afetadas já começou, mas o nível de abastecimento de itens de ajuda ainda é baixo.

© Unicef/UNI704861/Mendes

O ciclone Chido trouxe à tona novas situações afetando o pouco que várias pessoas conseguiram reconstruir

Financiamento adicional

Apesar de terem sido alocados US$ 4 milhões para abrigos de emergência e reforço dos serviços de proteção, a Coordenadora Residente da ONU e Coordenadora Humanitária interina para Moçambique, Laura Bonde, diz ser necessário um financiamento adicional.

“Precisamos urgentemente de financiamento adicional para sustentar a resposta humanitária, numa altura em que Moçambique luta contra a seca no sul do país e a complexa crise em Cabo Delgado. Gostaria de pedir a comunidade internacional que apoie a resposta ao ciclone Chido em Moçambique a fim de apoiar aqueles mais necessitados e evitar o retrocesso devido a lacunas de financiamento.”

O ciclone Chido atinge a costa perto de Pemba, no norte de Moçambique

Surto de cólera

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, a Organização Internacional para Migrações, OIM, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, lançaram um mecanismo conjunto de resposta rápida para salvar vidas.

No terreno já se distribuem kits de emergência incluindo alimentos, materiais de abrigo, produtos de ajuda não alimentares e recursos de água, saneamento e higiene.

Dentre os desafios para governo, parceiros e Nações Unidas, está o surto de cólera em curso em Nampula, que pode complicar a resposta de emergência ao ciclone Chido. Há registros de 294 casos e 21 mortes.

Em Moçambique, o baixo nível de financiamento para catástrofes naturais continua a ser uma preocupação.

Em 2024, foram mobilizados US$ 5,8 milhões para a preparação e resposta a desastres ligadas ao clima, através do plano de necessidades e resposta humanitária de 2024.

Ouri Pota é o correspondente da ONU News em Maputo. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.