Nesta terça-feira passariam a valer as novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos a produtos do Canadá, da China e do México vendidos em solo americano. 

As mudanças foram anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump. Segundo agências de notícias, o México conseguiu um prazo de 30 dias após uma conversa telefônica da presidente do país, Claudia Sheinbaum, com Trump, horas antes da medida entrar em vigor.

Ao ser perguntado por jornalistas, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, disse que o impacto das restrições comerciais crescentes preocupa a organização.

Economia global 

Segundo ele, a inquietação é com os efeitos da restrição sobre a economia global, particularmente em países em desenvolvimento e lugares onde a população é mais vulnerável.

ONU DIZ QUE economia global já está em um contexto de baixo crescimento

Dujarric explicou que a economia global já está em um contexto de baixo crescimento, com as restrições comerciais aumentando, é importante compreender que a maior parte do comércio global continua seguindo as regras acordadas internacionalmente pela Organização Mundial do Comércio, que fornecem estabilidade e certeza para a economia global.

Na segunda-feira, o presidente Trump disse ter adiado a medida em relação ao México após o país concordar com o envio de membros da sua guarda nacional para a fronteira territorial para lidar com o tráfico de drogas.

Já em relação ao Canada e à China, Trump admite a possibilidade de mais impostos sobre importação.  

 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.