O secretário-geral da ONU disse que o cessar-fogo na Faixa de Gaza deve ser traduzido em pelo menos quatro ações simultâneas no terreno.  António Guterres discursou no Conselho de Segurança nesta segunda-feira numa sessão sobre a situação no Oriente Médio.  

Ele saudou a primeira fase de libertação de reféns, no domingo, quando três mulheres israelenses foram trocadas por mais de 90 prisioneiros palestinos como parte do acordo entre Israel e Hamas. 

Muitos desafios pela frente 

Para o líder das Nações Unidas, embora haja muitos desafios pela frente, as partes estão levando alívio esperado por palestinos e pelos reféns em Gaza.

A libertação contou com o apoio da Cruz Vermelha na condução das reféns às suas famílias. Ao todo, o Hamas segue controlando quase 100 reféns em Gaza, a maioria sequestrada nos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023. 

Reuniões de cidadãos celebrando o cessar-fogo no campo Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza

Guterres afirma que após o cessar-fogo, é preciso permitir acesso rápido, seguro e desimpedido, por todos os canais e cruzamentos disponíveis, a entidades da ONU, incluindo a Agência de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa. 

O líder das Nações Unidas demanda fim de barreiras para entrega de alimentos, água, remédios, combustível, abrigo e materiais para reparar a infraestrutura em Gaza, incluindo no norte.  

Artilharia explosiva, dignidade e respeito

Em segundo lugar, ele pediu aumento na entrega de ajuda e serviços essenciais “com condições seguras e um ambiente operacional”, compreendendo equipamentos técnicos, de proteção e de comunicação necessários. 

Em terceiro, Guterres quer o acesso das pessoas ao auxílio essencial, como evacuações médicas e permissão de entrada de suprimentos comerciais. O secretário-geral apelou a mais países para acolher esses pacientes. 

Por último, o líder das Nações Unidas enfatizou a proteção civil e segurança aos que tentem retornar às suas comunidades. As medidas envolvem a remoção de artilharia explosiva, atuação com dignidade e respeito na recuperação dos restos mortais das vítimas.

Pessoas comemoram o cessar-fogo em Deir el Balah, no centro da Faixa de Gaza

O pedido ao Conselho de Segurança e aos Estados-membros é que apoiem todos os esforços para implementar o cessar-fogo, e levar ao fim permanente dos confrontos, garantindo a responsabilização e condições para recuperação e reconstrução. 

Mídia internacional em Gaza 

Outro ponto da lista de Guterres é que a mídia internacional tenha permissão para entrar na Faixa de Gaza e relatar os fatos. 

Da parte da ONU, ele disse que a organização fará o possível para garantir o rápido aumento das entregas humanitárias. Mais de 630 caminhões com ajuda chegaram a Gaza no domingo, sendo que pelo menos 300 para o norte. 

Para o chefe das Nações Unidas, a comunidade internacional deve aproveitar a oportunidade proporcionada pelo acordo de cessar-fogo para intensificar os esforços visando abordar as estruturas de governança e segurança em Gaza. 

O secretário-geral ressaltou que nada justifica os ataques terroristas realizados em 7 de outubro pelo Hamas nem os níveis dramáticos de morte e destruição infligidos ao povo palestino em Gaza. 

 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.