Nesta terça-feira, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Philémon Yang, pediu determinação coletiva dos Estados-membros para enfrentar os desafios globais mais urgentes.

Ele apresentou as prioridades para a 79ª sessão do órgão, que tem duração até setembro deste ano.

Temas priorizados

Os pontos destacados incluem financiamento para o desenvolvimento, erradicação do trabalho infantil e conquista da paz e segurança na África.

Outros temas que serão priorizados são combate ao uso ilícito de armas leves e de pequeno porte, preservação da dignidade humana em conflitos armados e aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, incluindo por meio da digitalização.

Yang afirmou que o multilinguismo e o empoderamento das mulheres serão questões transversais no centro dessas prioridades.

As iniciativas visam revitalizar o trabalho da Assembleia Geral da ONU. Com sua composição de 193 Estados-membros, o órgão deliberativo representa a plataforma mais ampla para discussões multilaterais.

Dezoito meses de guerra afectaram profundamente as famílias urbanas no Sudão

Foco na implementação do Pacto para o Futuro

O presidente declarou que os desafios que o mundo enfrenta exigem comprometimento com o trabalho conjunto para alcançar as metas compartilhadas.

Yang também destacou o marco representado pelo Pacto para o Futuro e seus anexos, o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Futuras Gerações, adotado em setembro de 2024.

Para ele, este acordo estabeleceu as bases para um sistema internacional renovado e adaptado às realidades do mundo atual e aos desafios de amanhã.

O presidente da Assembleia Geral disse que apoiará os Estados-membros na implementação do Pacto, organizando três diálogos informais. Esses encontros proporcionarão uma oportunidade para discussões abertas, inclusivas e orientadas para a ação, com o objetivo de traçar um caminho a seguir.

Mobilização de recursos para a paz

Yang disse que sua presidência será construída com base nos princípios de unidade na diversidade, promovendo um ambiente onde cada voz “não apenas seja ouvida, mas valorizada”.

O líder da Assembleia Geral afirmou que 2025 começa com mais de 1 bilhão de pessoas ainda vivendo em pobreza extrema, 40% das quais em países afetados por conflitos violentos.

Ele citou como exemplos Gaza, Sudão e Ucrânia, onde conflitos “matam milhares de seres humanos, deslocam milhões de pessoas e desestabilizam regiões inteiras”.

Com os gastos militares aumentando constantemente, o presidente enfatizou que “a guerra não é e nunca será uma opção sustentável para resolver crises e conflitos”.

Ele pediu a mobilização de recursos financeiros, científicos e políticos, “não para armas de morte e destruição, mas para o desenvolvimento, a paz e a prosperidade”.

Uma visão ampla da Assembleia Geral

Principais eventos de alto nível

A 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU irá abrigar diversos debates de alto nível em 2025, incluindo:

  • A reunião de alto nível para comemorar o trigésimo aniversário do Programa Mundial de Ação para a Juventude
  • A Cúpula Social Mundial para o Desenvolvimento
  • A reunião de alto nível para celebrar o 30º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres
  • A 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento
  • A reunião de alto nível sobre as barreiras estruturais enfrentadas pelos países de rendimento médio na implementação da Agenda 2030
  • O Diálogo Interativo de Alto Nível sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável
  • A Reunião de Alto Nível sobre Tempestades de Areia e Poeira
  • A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação
  • A criação de um Painel Científico Internacional Independente sobre Inteligência Artificial
  • A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos
  • Eventos alusivos à segunda Década Internacional para Pessoas de Descendência Africana
  • A reunião de alto nível para assinalar o 25º aniversário do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.