Autoridades da Turquia informaram à ONU que cerca de 25 mil sírios retornaram à casa desde a queda do regime do ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, em 8 de dezembro.
Segundo a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, o fluxo das pessoas que deixam o território da Turquia é considerado ainda baixo em comparação à quantidade de sírios refugiados em outros países vizinhos. A agência espera que esse número suba de forma regular.
Passagem de fronteira Jaber-Nassib
Duas semanas após a queda do regime de Assad por integrantes do movimento Hayat Tahrir al Sham, o Ministério do Interior da Turquia contabilizava o retorno de 12,8 mil sírios pelo cruzamento de Jaber-Nassib.
Nos últimos dias, esse movimento aumentou incluindo para fins comerciais. A mudança deve-se ao anúncio de que a Jordânia reabriu a passagem de fronteira para caminhões facilitando o comércio.
Desde dezembro, cerca de 51 mil sírios retornaram da Síria e outros países de acolhimento. A quantidade de retornos supera o total de refugiados que voltaram em 2023.
Movimento voluntário
A agência da ONU disse que seis portões estão abertos 24 horas na fronteira para a passagem dos sírios.
O país quer que o processo seja voluntário e eficiente. Por dia, o Ministério do Interior turco tem capacidade para processar até 19 mil pessoas no cruzamento. Antes, era uma média de 3020 saídas de sírios, por dia.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.