No Haiti, confrontos violentos ao longo da semana entre forças de segurança e grupos armados nos arredores da capital Porto Príncipe resultaram numa nova onda de deslocamentos.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, OIM, mais de 1,6 mil pessoas tentaram fugir.
Estima-se que até 50% dos membros de gangues sejam crianças
Dois terços deles estão alojados com famílias de acolhimento, e os outros 500 vivem agora em três locais de abrigo recentemente estabelecidos.
O número de crianças deslocadas internamente no país aumentou quase 50% desde setembro, aumentando para mais de meio milhão de menores. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, aproximadamente uma em cada oito crianças no país está atualmente deslocada.
Além disso, cerca de três milhões de menores necessitam de assistência humanitária, incluindo mais de 1,2 milhões de meninos e meninas na capital, Porto Príncipe.
O Unicef alerta que houve um aumento de 70% no recrutamento de crianças por gangues durante o ano passado. Com isso, estima-se agora que até 50% dos membros de gangues sejam crianças no Haiti.
Retornos forçados e inundações
Em conversa com jornalistas na sexta-feira, o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse que os regressos forçados dos haitianos são outro fator que aumenta as necessidades humanitárias.
Quase 15 mil haitianos regressaram da República Dominicana apenas nas primeiras duas semanas de janeiro, somando-se às 200 mil que retornaram de toda a região durante o ano passado.
Os desastres naturais também causam preocupação. O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, revelou que desde novembro do ano passado, quase 330 mil pessoas foram afetadas por inundações em seis departamentos do Haiti.
Esse tipo de desastre natural causou dezenas de mortes e danificou ou destruiu quase 50 mil casas.
A ONU pede US$ 908 milhões em 2025 para ajudar 3,9 milhões de pessoas no Haiti. A organização apela para que a comunidade internacional aumente o apoio à população do país.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.