Jovens em Gaza estão se mobilizando para aliviar o sofrimento e alimentar as esperanças da população afetada por mais de 10 meses de guerra.

Às vésperas do Dia Internacional da Juventude, eles trazem uma mensagem de motivação e resiliência. Para Sarah Al Shamali, de 23 anos, habitante da Cidade de Gaza, “os jovens personificam a alma e a energia do país”.

Esperança que não se apaga

Antes da guerra começar ela dirigia sua própria empresa de mídia e design gráfico, onde aprimorou as habilidades de liderança que agora ensina a centenas de outros moradores de Gaza.

Sarah já foi deslocada nove vezes e hoje vive em um campo de refugiados lotado. Ela e seus colegas estão fornecendo apoio prático, desde programas educacionais até distribuição de água potável em diversos espaços de refúgio, cultivando um espírito de solidariedade entre os jovens de Gaza.

Sarah afirma que quer “mostrar ao mundo que nenhuma circunstância extinguirá a esperança dos jovens palestinos”.

A voluntária do Sharek Youth Forum, uma organização não governamental local da Faixa de Gaza, disse que é muito importante “fortalecer o papel dos jovens nas sociedades e investir em seu potencial”.

Em meio ao deslocamento forçado contínuo e à destruição em Gaza, as crianças estão recebendo um apoio psicossocial crucial

Iniciativas dirigidas por jovens

Cerca de 1,9 milhões de pessoas estão atualmente deslocadas no enclave, muitas delas já várias vezes. A maioria está vivendo em abrigos temporários, inseguros e insalubres. Nesses locais o acesso aos cuidados mais básicos de saúde é escasso e a exposição às doenças e violência de gênero é muito alta.

Um programa para jovens lançado em dezembro de 2023 com o apoio do Fundo de População da ONU, Unfpa, já envolveu quase 1mil voluntários para ajudar mais de 90 mil jovens em Gaza.

Financiada pela Education Above All, a iniciativa oferece aconselhamento psicológico, atividades de alívio do estresse, apoio a sobreviventes de violência de gênero, além de suprimentos e aconselhamento durante campanhas de saúde pública.

Os voluntários também distribuem suprimentos essenciais de higiene menstrual e sanitários para mulheres e meninas, reconstroem salas de aula e instalam banheiros e painéis solares em campos de deslocados.

Futuro mais pacífico

Tais esforços são essenciais não apenas para atender às necessidades psicossociais imediatas dos jovens, mas também para que os que foram afetados por conflitos e traumas sejam equipados com habilidades para reconstruir um futuro mais pacífico.

Cerca de um milhão de crianças precisam de apoio psicológico em toda Gaza. Ahmed Halabi, de 26 anos, disse que os menores estão vivenciando o que ele próprio passou quando era mais jovem: “dor, cerco e guerra”.

Ele nasceu e foi criado na Cidade de Gaza e agora é voluntário na organização local e parceira do Unfpa Save Youth Future Society.

Halabi canaliza sua própria experiência de infância vivendo sob ocupação israelense para projetar iniciativas lideradas por jovens que fornecem suporte psicológico principalmente para crianças, adolescentes e mulheres.

Save Youth Future Society

Ahmed Halabi usa a sua própria experiência de infância sob ocupação israelense para conceber iniciativas lideradas por jovens que prestam apoio psicológico a crianças, adolescentes e mulheres

Espaços seguros para jovens

Uma das iniciativas encoraja jovens e meninos a assumir papéis de gênero positivos em suas famílias e diminuir seu estresse e raiva praticando esportes como futebol. Médicos também se vestem de palhaços para visitar crianças e prestar primeiros socorros.

O que começou com 10 voluntários ajudando 50 crianças agora se expandiu para 40 voluntários, alcançando mais de 300.

O Unfpa está apoiando seis espaços seguros em campos de deslocados na Cidade de Gaza e no norte de Gaza, que fornecem apoio psicossocial, cuidados de saúde sexual e reprodutiva, encaminhamentos para serviços jurídicos e kits essenciais de higiene.

Nesses espaços jovens voluntários envolvem seus pares em artes, esportes, canto, teatro e jogos.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.