Os terremotos de magnitude 7,7 e 6,4 que atingiram Mianmar nesta sexta-feira deixaram um rastro de destruição generalizada e um impacto profundo nas pessoas.

O representante da ONU no país, Marcoluigi Corsi, emitiu uma nota neste sábado expressando “profunda tristeza e solidariedade inabalável” com o povo de Mianmar durante este momento trágico.

20 milhões de pessoas vivem na área afetada

De acordo com os relatórios iniciais, mais de 1 mil pessoas morreram e outras 2,2 mil ficaram feridas. A ONU e seus parceiros estão mobilizando esforços de resposta de emergência nas comunidades afetadas.

Em entrevista para a ONU News, Corsi disse que “cerca de 20 milhões de pessoas vivem na área afetada pelos tremores de terra” e muitos ainda estão desaparecidos.

De acordo com ele, foram relatados “danos estruturais em múltiplas regiões”, com destruição de pontes e hospitais, inclusive na capital e na segunda maior cidade do país.

O chefe regional de Emergência do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que o desastre deixou as crianças em em uma situação muito alarmante. 

Moradores viajam de motocicleta pelos restos de prédios desabados em Nay Pyi Taw, Mianmar

Resposta da ONU

Trevor Clark relatou que casas e infraestrutura críticas estão danificadas e que o Unicef está enviando ao país suprimentos vitais, incluindo tendas, lonas, kits de higiene, kits recreativos e suprimentos de saúde.

Já o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, está coordenando equipes de busca e resgate, para salvar o máximo de pessoas possível nas áreas afetadas. Estradas danificadas estão dificultando a chegada dos socorristas.

O subsecretário-geral de Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, alocou US$ 5 milhões do Fundo Central de Resposta a Emergências para apoiar Mianmar.

Com o apoio de doadores, o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos, Unops, já conseguiu disponibilizar US$ 10 milhões iniciais para a resposta ao terremoto.

O desastre ocorreu em um momento em que Mianmar tenta se recuperar de uma crise humanitária grave, em grande parte causada por conflitos constantes e desastres naturais anteriores.

As áreas afetadas são Bago, Magway, Mandalay, Naypyitaw, no nordeste de Shan e Sagaing.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.