A Força Interina da ONU no Líbano, Unifil, pediu o fim de ações que coloquem em risco o “frágil” cessar-fogo atualmente em vigor.
Em nota divulgada, nesta quinta-feira, a missão de paz esclareceu que Israel e Líbano renovaram o compromisso com a plena implementação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.
Reconfiguração da presença militar no sul do Líbano
A Unifil reforçou o pedido pela retirada das Forças de Defesa de Israel, IDF na sigla em inglês, e o envio das Forças Armadas Libanesas para o sul do Líbano.
A missão está pronta para desempenhar seu papel de apoiar ambos os países a cumprir suas obrigações e monitorar o progresso.
Isso inclui garantir que a área ao sul do rio Litani não tenha nenhum pessoal armado, ativos ou armamentos que não pertençam ao governo do Líbano e da Unifil. O mandato também inclui assegurar o respeito à zona de fronteira conhecida como “Linha Azul”.
A Unifil está em estreita colaboração com as Forças Armadas Libanesas para acelerar o recrutamento e redistribuição de tropas para o sul do país.
Violações
A missão de paz destacou a preocupação com a “destruição contínua” pelas tropas israelenses em áreas residenciais, terras agrícolas e redes rodoviárias no sul do Líbano, que chamou de “violação da resolução 1701”.
A Unifil reafirmou que os soldados de paz continuarão executando o mandato da missão, incluindo o monitoramento e a comunicação ao Conselho de Segurança de todas as violações.
A resolução 1701 foi dotada por unanimidade em 2006 e estabeleceu um cessar-fogo permanente entre o grupo armado Hezbollah e Israel, baseado na criação de uma “zona tampão”, monitorada pela ONU.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.