Após o anúncio de um novo cessar-fogo em Gaza, o Programa Mundial de Alimentos, WFP na sigla em inglês, afirmou que este é “apenas o início e não o fim daquilo que é necessário” para alcançar as famílias “desesperadas e famintas”.
O WFP afirma que o roubo de bens humanitários por gangues palestinas armadas está se intensificando, ficando mais organizado e violento. Nesta quinta-feira, 97 caminhões de alimentos de um comboio da ONU, composto por 109 veículos, foram violentamente saqueados.
Restrição ao número de caminhões
A coordenadora de emergência do WFP no terreno, Yasmin Maydhane, disse que muitos atrasos e perdas são causadas por bloqueios, processo de verificação de motoristas, além de saques e contrabando dos itens de ajuda.
Ela afirmou que ainda existem “muitas restrições ao número de caminhões que podem entrar”.
A agência destaca que 2 milhões de palestinos têm necessidade urgente de assistência, mas a entrada e movimentação de alimentos em Gaza continuam sendo um desafio enorme.
Em nota, o WFP declarou que frente às enormes necessidades humanitárias “qualquer esperança de recuperação exigirá uma ação em grande escala”.
Condições para oferta de ajuda alimentar
O comunicado destaca a importancia da união de todas as agências da ONU, incluindo a de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, para ajudar as pessoas que estiveram privadas de serviços durante tanto tempo.
O WFP pediu que todas as passagens de fronteira estejam abertas e funcionando de forma confiável. Outro apelo foi para que as equipes humanitárias possam circular livremente e em segurança através de Gaza para chegar aos necessitados.
A agência revelou que se estas condições foram atendidas, poderá aumentar a distribuição de alimentos para mais de um milhão de pessoas.
O objetivo do WFP é fornecer ajuda alimentar imediata e também apoiar a produção local de alimentos, reabastecer padarias e fornecer suplementos nutricionais a milhares de crianças.
A agência também considera a possibilidade de fornecer vales eletrônicos ou dinheiro às famílias para que possam comprar alimentos e outros bens essenciais.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.